Formandos 2021/2 – Colação de Grau

Postado por gghuff em 18/out/2021 - Sem Comentários

Formandos 2021.2 – procedimentos para a colação de grau

Os alunos que concluíram o curso em 2021.2 devem solicitar a colação de grau através do envio da documentação abaixo especificada. Além disso, lembramos que o aluno deve estar em situação regular junto ao ENADE. Ou seja, deve ter comparecido à prova (14/11/21) ou ter sido dispensado da sua realização pelos procedimentos definidos no edital.

Recolhimento da documentação para colação de grau:

O período para recolhimento da documentação para colação de grau será entre os dias 16 de fevereiro a 04 de março de 2022. A documentação deverá ser enviada toda reunida em um só e-mail para o endereço da coordenação de curso (ggh.iht@id.uff.br) EXCLUSIVAMENTE no período indicado. Os documentos que devem ser enviados são os seguintes:

  1. Ficha de atualização cadastral preenchida disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  2. Cópia do RG e do CPF (Não é válida a apresentação da Carteira de Motorista, o documento deve estar na data de validade e legível);
  3. Histórico Escolar (Com as atividades complementares e todas as notas lançadas, inclusive monografia. Se houver alguma pendência, deve ser resolvida antes de enviar a documentação);
  4. Fluxograma preenchido (disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  5. Parecer do orientador da monografia;
  6. Parecer do leitor crítico da monografia;
  7. “Nada Consta” da Biblioteca Central do Gragoatá;
  8. Cópia da monografia em PDF com a ficha catalográfica da biblioteca incluída;
  9. Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso – o verso deve ser enviado mesmo quando estiver em branco);
  10. Informar no e-mail se deseja solicitar a permanência de vínculo (reingresso em outra habilitação do curso de história. Exemplo: formando do bacharelado que deseja reingressar para cursar a licenciatura).

Atividades Complementares:

O ideal é que as atividades complementares sejam enviadas para validação antes da documentação para colação de grau. 

Devem ser enviados em um único e-mail os certificados das atividades realizadas junto com o formulário de validação preenchido. Atenção ao limite de aproveitamento semestral por atividade definido nesta tabela

A regulamentação completa está disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/atividades-complementares/.

Em relação à permanência de vínculo:

Aqueles que desejam reingressar para cursar a outra habilitação (licenciatura ou bacharelado) no próximo semestre (2022.1), devem informar a coordenação no momento que enviarem a documentação. Conforme regulamento dos cursos de graduação, o pedido não pode ser realizado depois. 

Como a nova matrícula não estará disponível até o início do semestre, os alunos podem fazer a inscrição em disciplinas na matrícula antiga e depois o plano de estudos será migrado para a matrícula de permanência. O período para inscrição em disciplinas está definido no calendário acadêmico: inscrição online (15/03 a 17/03) ou no período de ajustes (28/03 a 11/04).

Como saber quais disciplinas devo cursar na permanência de vínculo?

O procedimento é diferente para os alunos que reingressam na licenciatura ou no bacharelado. Veja conforme o seu caso:

Alunos que concluíram o bacharelado e reingressam na licenciatura: basta completar as disciplinas que compõem o fluxograma da licenciatura. Não é necessário migrar de currículo.

Alunos que concluíram a licenciatura e reingressam no bacharelado: devem migrar de currículo. Ou seja, alunos que concluíram a licenciatura no currículo antigo devem cursar o bacharelado no currículo novo e os alunos que concluíram a licenciatura no currículo novo devem cursar o bacharelado no currículo antigo. Exemplo: Se você está concluindo a licenciatura no currículo novo, a integralização do bacharelado deverá ocorrer no currículo antigo. Em geral a diferença entre esses dois currículos é de 3 optativas que precisam ser cursadas, mas para que tenhamos certeza é necessário preencher o fluxograma de acordo com as orientações disponíveis aqui: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/como-preencher-o-fluxograma/

Em relação aos procedimentos da biblioteca:

Para solicitar o nada consta/ficha catalográfica você deve acessar o link abaixo:

Nada Consta

Você receberá um e-mail após a verificação com um código para ser realizada a ficha catalográfica. A ficha catalográfica deve ser solicitada no site da biblioteca: http://bibliotecas.uff.br/bcg/fichacatalografica.

Caso algum aluno tenha pendências com a biblioteca, deve escrever para bcg.sdc@id.uff.br.

Atenção à digitalização dos documentos

Os documentos devem ser digitalizados em lugares iluminados, com fundo claro e não devem conter cortes. Existe uma série de aplicativos gratuitos de digitalização que podem ser utilizados em celulares. 

Etapas seguintes:

Após reunirmos toda a documentação, enviaremos para a PROGRAD e entraremos no momento de resolução de possíveis pendências. Somente depois desse processo a PROGRAD orientará os alunos sobre a colação de grau. É um processo que costuma demorar algum tempo, então já adiantamos que é preciso ter calma. Além disso, para a colação de grau a PROGRAD entra em contato com os estudantes através do e-mail @id.uff.br. Assim, é fundamental ficar atento àquele e-mail.

Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes