Formandos 2022/2 – Colação de Grau

Muita atenção à leitura dos novos procedimentos para emissão do diploma:

Os alunos que concluíram o curso em 2022.2 devem solicitar a colação de grau através do envio da documentação abaixo especificada.

DIPLOMA DIGITAL

Só estão sendo emitidos os diplomas de cursos de graduação em formato digital, em atenção à legislação educacional vigente que trata do registro e expedição de diplomas e do Diploma Digital. A legislação garante a existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, conferindo a mesma validade jurídica de documentos emitidos em suporte físico.

Aqueles que tiverem interesse em obter uma versão física do documento, poderão imprimir a Representação Visual do Diploma Digital disponibilizada, com QR Code, ou poderão solicitar à Universidade a impressão em papel especial. Neste último caso, os (as) interessados deverão entrar em contato com a DCCD/DAE (diploma.prograd@id.uff.br).

É possível emitir somente a versão física do diploma? 

Não, em razão da portaria do MEC que impede a emissão que não em formato digital. Para mais informações a respeito, contacte a DCCD.

PORTARIA UFF Nº 68.319 de 11 de março de 2022, que dispõe sobre a emissão em formato digital de diplomas de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense

Instrução Normativa PROGRAD/UFF nº 28 de 10 de março de 2022, que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense.

Recolhimento da documentação para colação de grau:

PERÍODO PARA RECOLHIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO: 02 a 16 de Janeiro de 2023.

A documentação deverá ser enviada toda reunida em um só e-mail para o endereço da coordenação de curso (ggh.iht@id.uff.br) EXCLUSIVAMENTE no período indicado. Os documentos que devem ser enviados são os seguintes:

TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENVIADOS EM PDF

  1. Ficha de atualização cadastral preenchida disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  2. Cópia do RG e do CPF (Não é válida a apresentação da Carteira de Motorista, o documento deve estar na data de validade e legível); PDF EM TAMANHO ATÉ 4mb
  3. Histórico Escolar (Com as atividades complementares e todas as notas lançadas, inclusive monografia. Se houver alguma pendência, deve ser resolvida antes de enviar a documentação);
  4. Fluxograma preenchido (disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  5. Parecer do orientador da monografia;
  6. Parecer do leitor crítico da monografia;
  7. “Nada Consta” da Biblioteca Central do Gragoatá;
  8. Cópia da monografia em PDF com a ficha catalográfica da biblioteca incluída;
  9. Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso – o verso deve ser enviado mesmo quando estiver em branco); PDF EM TAMANHO ATÉ 4mb
  10. Informar no e-mail se deseja solicitar a permanência de vínculo (reingresso em outra habilitação do curso de história. Exemplo: formando do bacharelado que deseja reingressar para cursar a licenciatura).

Atividades Complementares:

As atividades complementares devem ser enviadas para validação antes da documentação para colação de grau. 

Devem ser enviados em um único e-mail os certificados das atividades realizadas junto com o formulário de validação preenchido. Atenção ao limite de aproveitamento semestral por atividade definido nesta tabela

A regulamentação completa está disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/atividades-complementares/.

Em relação à permanência de vínculo:

Aqueles que desejam reingressar para cursar a outra habilitação (licenciatura ou bacharelado) no próximo semestre (2023.1) devem informar a coordenação no momento que enviarem a documentação. Conforme regulamento dos cursos de graduação, o pedido não pode ser realizado depois. Os estudantes que não se manifestarem no e-mail de entrega das documentações serão automaticamente colocados na lista dos que não desejam a permanência. 

Os alunos que solicitarem permanência de vínculo devem obrigatoriamente se inscrever nas disciplinas que restam para terminar a outra habilitação no período de ajustes de 2023.1. 

Como saber quais disciplinas devo cursar na permanência de vínculo?

O procedimento é diferente para os alunos que reingressam na licenciatura ou no bacharelado. Veja conforme o seu caso:

Alunos que concluíram o bacharelado e reingressam na licenciatura: basta completar as disciplinas que compõem o fluxograma da licenciatura. Não é necessário migrar de currículo.

Alunos que concluíram a licenciatura e reingressam no bacharelado: devem migrar de currículo. Ou seja, alunos que concluíram a licenciatura no currículo antigo devem cursar o bacharelado no currículo novo e os alunos que concluíram a licenciatura no currículo novo devem cursar o bacharelado no currículo antigo. 

Exemplo: Se você está concluindo a licenciatura no currículo novo, a integralização do bacharelado deverá ocorrer no currículo antigo.

Em geral a diferença entre esses dois currículos é de 3 optativas que precisam ser cursadas, mas para que tenhamos certeza é necessário preencher o fluxograma de acordo com as orientações disponíveis aqui: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/como-preencher-o-fluxograma/.

Em relação aos procedimentos da biblioteca:

Para solicitar o nada consta/ficha catalográfica você deve acessar o link abaixo:

Nada Consta

Você receberá um e-mail após a verificação com um código para ser realizada a ficha catalográfica. A ficha catalográfica deve ser solicitada no site da biblioteca: http://bibliotecas.uff.br/bcg/fichacatalografica.

Caso algum aluno tenha pendências com a biblioteca, deve escrever para bcg.sdc@id.uff.br.

Atenção à digitalização dos documentos

Os documentos devem ser digitalizados em lugares iluminados, com fundo claro e não devem conter cortes. Existe uma série de aplicativos gratuitos de digitalização que podem ser utilizados em celulares.

Etapas seguintes:

Após reunirmos toda a documentação, enviaremos para a PROGRAD e entraremos em contato no momento de resolução de possíveis pendências. 

Somente depois desse processo a PROGRAD orientará os alunos sobre a colação de grau, por isso é imprescindível o acompanhamento das comunicações eletrônicas até o recebimento da Certidão de colação de grau e só posterior a isso a emissão do diploma digital.

 É um processo que costuma demorar algum tempo, então já adiantamos que é preciso ter calma. Além disso, para a colação de grau a PROGRAD entra em contato com os estudantes através do e-mail @id.uff.br. Assim, é fundamental ficar atento àquele e-mail.

Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes

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