Formandos 2023/2

Os alunos que concluíram o curso em 2023.2 devem solicitar a colação de grau através do envio da documentação abaixo especificada, somente quando todas as notas estiverem lançadas no histórico oficial, incluindo as atividades complementares. 

DIPLOMA DIGITAL

Só estão sendo emitidos os diplomas de cursos de graduação em formato digital, em atenção à legislação educacional vigente que trata do registro e expedição de diplomas e do Diploma Digital. A legislação garante a existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, conferindo a mesma validade jurídica de documentos emitidos em suporte físico.

Aqueles que tiverem interesse em obter uma versão física do documento, poderão imprimir a Representação Visual do Diploma Digital disponibilizada, com QR Code, ou poderão solicitar à Universidade a impressão em papel especial. Neste último caso, os (as) interessados deverão entrar em contato com a DCCD/DAE (diploma.prograd@id.uff.br).

É possível emitir somente a versão física do diploma? 

Não, em razão da portaria do MEC que impede a emissão que não em formato digital. Para mais informações a respeito, contacte a DCCD.

PORTARIA UFF Nº 68.319 de 11 de março de 2022, que dispõe sobre a emissão em formato digital de diplomas de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense

Instrução Normativa PROGRAD/UFF nº 28 de 10 de março de 2022, que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense.

Recolhimento da documentação para colação de grau:

Período para recolhimento da documentação: 08 a 24 de Janeiro de 2024.

A documentação deverá ser enviada toda reunida em um só e-mail para o endereço da coordenação de curso (ggh.iht@id.uff.br) EXCLUSIVAMENTE no período indicado. Os documentos que devem ser enviados são os seguintes:

TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENVIADOS EM PDF

  1. Ficha de atualização cadastral preenchida disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  2. Cópia do RG e do CPF (Não é válida a apresentação da Carteira de Motorista, o documento deve estar na data de validade e legível); PDF EM TAMANHO ATÉ 4MB
  3. Histórico Escolar (Com as atividades complementares e todas as notas lançadas, inclusive monografia. Se houver alguma pendência, deve ser resolvida antes de enviar a documentação);
  4. Fluxograma preenchido (disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  5. Parecer do orientador da monografia;
  6. Parecer do leitor crítico da monografia;
  7. “Nada Consta” da Biblioteca Central do Gragoatá;
  8. Cópia da monografia em PDF com a ficha catalográfica da biblioteca incluída;
  9. Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (deve estar assinado e o envio de frente e verso – o verso deve ser enviado mesmo quando estiver em branco); PDF EM TAMANHO ATÉ 4MB
  10. Informar no e-mail se deseja solicitar a permanência de vínculo (reingresso em outra habilitação do curso de história. Exemplo: formando do bacharelado que deseja cursar a licenciatura).

Atividades Complementares:

As atividades complementares devem ser enviadas para validação antes da documentação para colação de grau ( até o dia 28/12/2023).

Devem ser enviados em um único e-mail os certificados das atividades realizadas junto com o formulário de validação preenchido. Atenção ao limite de aproveitamento semestral por atividade definido nesta tabela

A regulamentação completa está disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/atividades-complementares/.

Em relação à permanência de vínculo:

Aqueles que desejam cursar a outra habilitação (licenciatura ou bacharelado) no próximo semestre (2024.1) devem informar a coordenação no momento que enviarem a documentação. Conforme o regulamento dos cursos de graduação, o pedido não pode ser realizado depois. Os estudantes que não se manifestarem no e-mail de entrega das documentações serão automaticamente colocados na lista dos que não desejam a permanência. 

Os alunos que solicitarem permanência de vínculo devem obrigatoriamente se inscrever nas disciplinas que restam para terminar a outra habilitação no período de ajustes de 2024.1. 

Como saber quais disciplinas devo cursar na permanência de vínculo?

O procedimento é diferente para os alunos que reingressam na licenciatura ou no bacharelado. Veja conforme o seu caso:

Alunos que concluíram o bacharelado e reingressam na licenciatura: Basta completar as disciplinas que compõem o fluxograma da licenciatura.

Alunos que concluíram a licenciatura e reingressam no bacharelado: Devem cursar duas disciplinas instrumentais. 

Em relação aos procedimentos da biblioteca:

Para solicitar o nada consta/ficha catalográfica você deve acessar o link abaixo:

Nada Consta

Você receberá um e-mail após a verificação com um código para ser realizada a ficha catalográfica. A ficha catalográfica deve ser solicitada no site da biblioteca: http://bibliotecas.uff.br/bcg/fichacatalografica.

Caso algum aluno tenha pendências com a biblioteca, deve escrever para bcg.sdc@id.uff.br.

Atenção à digitalização dos documentos:

Os documentos devem ser digitalizados em lugares iluminados, com fundo claro e não devem conter cortes. Existe uma série de aplicativos gratuitos de digitalização que podem ser utilizados em celulares.

Etapas seguintes:

Após reunirmos toda a documentação, enviaremos para a PROGRAD e entraremos em contato no momento de resolução de possíveis pendências. 

Somente depois desse processo a PROGRAD orientará os alunos sobre a colação de grau, por isso é imprescindível o acompanhamento das comunicações eletrônicas até o recebimento da Certidão de colação de grau e só posterior a isso a emissão do diploma digital.

 É um processo que costuma demorar algum tempo, então já adiantamos que é preciso ter calma. Além disso, para a colação de grau a PROGRAD entra em contato com os estudantes através do e-mail @id.uff.br. Assim, é fundamental ficar atento àquele e-mail.

Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes

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