Os alunos que concluíram o curso em 2024.1 devem solicitar a colação de grau através do envio da documentação abaixo especificada, somente quando todas as notas estiverem lançadas no histórico oficial, incluindo as atividades complementares.
DIPLOMA DIGITAL
Só estão sendo emitidos os diplomas de cursos de graduação em formato digital, em atenção à legislação educacional vigente que trata do registro e expedição de diplomas e do Diploma Digital. A legislação garante a existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, conferindo a mesma validade jurídica de documentos emitidos em suporte físico.
Aqueles que tiverem interesse em obter uma versão física do documento, poderão imprimir a Representação Visual do Diploma Digital disponibilizada, com QR Code, ou poderão solicitar à Universidade a impressão em papel especial. Neste último caso, os (as) interessados deverão entrar em contato com a DCCD/DAE (diploma.prograd@id.uff.br).
É possível emitir somente a versão física do diploma?
Não, em razão da portaria do MEC que impede a emissão que não em formato digital. Para mais informações a respeito, contacte a DCCD.
PORTARIA UFF Nº 68.319 de 11 de março de 2022, que dispõe sobre a emissão em formato digital de diplomas de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense.
Instrução Normativa PROGRAD/UFF nº 28 de 10 de março de 2022, que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense.
Recolhimento da documentação para colação de grau:
Por exigência do setor de diplomas, as seguintes documentações: documento de identificação e comprovante de conclusão do ensino médio devem ser enviadas no formato PDF/A-2b.
Disponibilizamos um site que pode ser utilizado para realizar a conversão :
Acesse: https://avepdf.com/pt/convert-to-pdfa
· Escolha o arquivo pdf a ser convertido;
· Selecione o padrão PDF/A-2b;
· Clique em baixar para fazer o download do arquivo convertido;
Disponibilizamos também um tutorial que apresenta outras opções de conversão. Para acessar o material, por favor, consulte o link a seguir:
Período para recolhimento da documentação: 04 a 13 de setembro de 2024.
A documentação deverá ser enviada toda reunida em um só e-mail para o endereço da coordenação de curso (ggh.iht@id.uff.br) EXCLUSIVAMENTE no período indicado. Os documentos que devem ser enviados são os seguintes:
As cópias do RG e do certificado de ensino médio devem ser enviadas em formato PDF/A-2b.
Atividades Complementares:
As atividades complementares devem ser enviadas para validação antes da documentação para colação de grau ( até o dia 31/08/2024).
Devem ser enviados em um único e-mail os certificados das atividades realizadas junto com o formulário de validação preenchido. Atenção ao limite de aproveitamento semestral por atividade definido nesta tabela.
A regulamentação completa está disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/atividades-complementares/.
Em relação à permanência de vínculo:
Aqueles que desejam cursar a outra habilitação (licenciatura ou bacharelado) no próximo semestre (2024.2) devem informar a coordenação no momento que enviarem a documentação. Conforme o regulamento dos cursos de graduação, o pedido não pode ser realizado depois. Informamos que os estudantes que não se manifestarem por meio do e-mail na entrega das documentações serão automaticamente considerados como não interessados na permanência.
Os alunos que solicitarem permanência de vínculo devem obrigatoriamente se inscrever nas disciplinas que restam para terminar a outra habilitação no período de ajustes de 2024.2.
Como saber quais disciplinas devo cursar na permanência de vínculo?
O procedimento é diferente para os alunos que reingressam na licenciatura ou no bacharelado. Veja conforme o seu caso:
Alunos que concluíram o bacharelado e reingressam na licenciatura: Basta completar as disciplinas que compõem o fluxograma da licenciatura.
Alunos que concluíram a licenciatura e reingressam no bacharelado: Devem cursar duas disciplinas instrumentais.
Em relação aos procedimentos da biblioteca:
Para solicitar o nada consta/ficha catalográfica você deve acessar o link abaixo:
Você receberá um e-mail após a verificação com um código para ser realizada a ficha catalográfica. A ficha catalográfica deve ser solicitada no site da biblioteca: http://bibliotecas.uff.br/bcg/fichacatalografica.
Caso algum aluno tenha pendências com a biblioteca, deve escrever para bcg.sdc@id.uff.br.
Atenção ao envio dos documentos:
Os documentos devem ser digitalizados em lugares iluminados, com fundo claro e não devem conter cortes. Existe uma série de aplicativos gratuitos de digitalização que podem ser utilizados em celular.
Etapas seguintes:
Após reunirmos toda a documentação, enviaremos para a PROGRAD e entraremos em contato no momento de resolução de possíveis pendências.
Somente depois desse processo a PROGRAD orientará os alunos sobre a colação de grau, por isso é imprescindível o acompanhamento das comunicações eletrônicas até o recebimento da Certidão de colação de grau e só posterior a isso a emissão do diploma digital.
É um processo que costuma demorar algum tempo, então já adiantamos que é preciso ter calma. Além disso, para a colação de grau a PROGRAD entra em contato com os estudantes através do e-mail @id.uff.br. Assim, é fundamental ficar atento àquele e-mail.