Formandos 2025.2

DIPLOMA DIGITAL

Só estão sendo emitidos os diplomas de cursos de graduação em formato digital, em atenção à legislação educacional vigente que trata do registro e expedição de diplomas e do Diploma Digital. A legislação garante a existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, conferindo a mesma validade jurídica de documentos emitidos em suporte físico.

Os alunos que concluíram o curso em 2025.2 devem solicitar a colação de grau através do envio dao formulário e documentação abaixo especificada, somente quando todas as notas estiverem lançadas no histórico oficial e as Atividades Complementares enviadas.

Aqueles que tiverem interesse em obter uma versão física do documento, poderão imprimir a Representação Visual do Diploma Digital disponibilizada, com QR Code, ou poderão solicitar à Universidade a impressão em papel especial. Neste último caso, os interessados deverão aguardar a divulgação de orientações específicas sobre o procedimento na página da UFF.

É possível emitir somente a versão física do diploma? 

Não, em razão da portaria do MEC que impede a emissão que não em formato digital. Para mais informações a respeito, contacte a DCCD.

PORTARIA UFF Nº 68.319 de 11 de março de 2022, que dispõe sobre a emissão em formato digital de diplomas de cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense

Instrução Normativa PROGRAD/UFF nº 28 de 10 de março de 2022, que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito da Universidade Federal Fluminense.

Recolhimento da documentação para colação de grau:

Por exigência do setor de diplomas, as seguintes documentações: documento de identificação e comprovante de conclusão do ensino médio devem ser enviadas no formato PDF/A-2b.

Para realizar a conversão dos arquivos, recomendamos o uso do programa NAPS 2, que deve ser baixado (https://www.naps2.com) para o uso gratuito. ( O sistema de diplomas só aceita documentos convertidos nesse programa)

Após a instalação do programa, siga as seguintes instruções:

1 – Clique no botão “Salvar PDF”, selecione o local onde deseja salvar e dê um nome para o arquivo;

2 – Clique em “Importar”, selecione o arquivo que deseja converter e clique em Abrir;

3 – Clique em “Salvar imagens” (o programa não converte em  PDF/A-2b diretamente);

4 – Exclua o arquivo da tela do NAPS2;

5 – Clique novamente em “Importar”, selecione as imagens salvas e clique em Abrir;

6 – Clique na seta de opções ao lado do botão “Salvar PDF” -> Configurações de PDF;

7 – Em compatibilidade, selecione a opção PDF/A-2b, marque a opção “Lembrar essas configurações” e clique em OK.

Período para recolhimento da documentação: 01 a 15 de janeiro de 2026.

A documentação deverá ser enviada toda reunida através do formulário abaixo EXCLUSIVAMENTE no período indicado:

LINK DO FORMULÁRIO : O FORMULÁRIO SERÁ DISPONIBILIZADO NO DIA 01 DE JANEIRO.

Os documentos que devem ser enviados são os seguintes:

As cópias do RG e do certificado de ensino médio devem ser enviadas em formato PDF/A-2b.

  1. Ficha de atualização cadastral preenchida disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  2. Cópia do RG e do CPF (Não é válida a apresentação da Carteira de Motorista, o documento deve estar na data de validade e legível); (PDF/A-2b EM TAMANHO ATÉ 4MB)
  3. Histórico Escolar (Com as atividades complementares e todas as notas lançadas, inclusive monografia. Se houver alguma pendência, deve ser resolvida antes de enviar a documentação);
  4. Fluxograma preenchido (Disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/);
  5. Parecer do orientador da monografia;
  6. Parecer do leitor crítico da monografia;
  7. “Nada Consta” da Biblioteca Central do Gragoatá;
  8. Cópia da monografia em PDF com a ficha catalográfica da biblioteca incluída (ela deve ser inserida após a folha de rosto);
  9. Cópia do comprovante de Conclusão do Ensino Médio (são aceitos Certificado, Diploma ou Histórico Escolar, NÃO é aceita Certidão de conclusão do ensino médio. Deve estar assinado e o envio de frente e verso – o verso deve ser enviado mesmo quando estiver em branco); (PDF/A-2b EM TAMANHO ATÉ 4MB)
  10. Informar no e-mail se deseja solicitar a permanência de vínculo (reingresso em outra habilitação do curso de história. Exemplo: formando do bacharelado que deseja cursar a licenciatura).

Sobre a Optativa de ênfase:

Para a maioria dos estudantes, a optativa de ênfase é contabilizada como disciplina eletiva na integralização. Esse ajuste será realizado automaticamente durante os trâmites da colação de grau, não é necessário solicitar por e-mail.

Atividades Complementares:

As atividades complementares devem ser enviadas para validação antes da documentação para colação de grau (até o dia 28/12/2025).

Devem ser enviados em um único e-mail os certificados das atividades realizadas junto com o formulário de validação preenchido. Atenção ao limite de aproveitamento semestral por atividade definido nesta tabela

A regulamentação completa está disponível em: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/atividades-complementares/.

Em relação à permanência de vínculo:

Aqueles que desejam cursar a habilitação licenciatura no próximo semestre (2025.2) devem informar à coordenação no momento que enviarem a documentação no formulário. Conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação, o pedido não pode ser realizado depois. 

Os alunos que solicitarem permanência de vínculo devem obrigatoriamente se inscrever nas disciplinas que restam para terminar a outra habilitação no período de ajustes de 2026.1. 

Como saber quais disciplinas devo cursar na permanência de vínculo?

O procedimento é diferente para os alunos que reingressam na licenciatura ou no bacharelado:

Alunos que concluíram o bacharelado e reingressam na licenciatura: Basta completar as disciplinas que compõem o fluxograma da licenciatura.

Alunos que concluíram a licenciatura e reingressam no bacharelado: Devem cursar duas instrumentais.

Em relação aos procedimentos da biblioteca:

Para solicitar o nada consta/ficha catalográfica você deve acessar o link abaixo:

Nada Consta

Você receberá um e-mail após a verificação com um código para ser realizada a ficha catalográfica. A ficha catalográfica deve ser solicitada no site da biblioteca: http://bibliotecas.uff.br/bcg/fichacatalografica.

Caso algum aluno tenha pendências com a biblioteca, deve escrever para bcg.sdc@id.uff.br.

Atenção ao envio dos documentos:

Os documentos devem ser digitalizados em lugares iluminados, com fundo claro e não devem conter cortes. Existe uma série de aplicativos gratuitos de digitalização que podem ser utilizados em celular.

Etapas seguintes:

Após reunirmos toda a documentação, enviaremos para a PROGRAD e entraremos em contato no momento de resolução de possíveis pendências. 

Somente depois desse processo a PROGRAD orientará os alunos sobre a colação de grau, por isso é imprescindível o acompanhamento das comunicações eletrônicas até o recebimento da Certidão de colação de grau e só posterior a isso a emissão do diploma digital.

A colação de grau ocorre até o final do período subsequente ao da integralização curricular e envio de documentação pelo estudante, a partir dos encaminhamentos das Coordenações de Curso e em momento definido por setor competente da Pró-Reitoria de Graduação. Desde 2020, a colação de grau vem sendo realizada de forma administrativa, por meio de formulário eletrônico. A data do envio do formulário de colação de grau para os formandos de um curso de graduação é agendada pela Divisão de Controle de Certificados e Diplomas, depois de conferidos e validados os registros acadêmicos e de conferidos e integralizados os registros curriculares.

É um processo que costuma demorar algum tempo, então já adiantamos que é preciso ter calma. Além disso, para a colação de grau a PROGRAD entra em contato com os estudantes através do e-mail @id.uff.br. Assim, é fundamental ficar atento àquele e-mail.

Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes