Inscrição em disciplinas

O que é: Processo através do qual o discente matriculado se candidata, a cada período letivo, às vagas existentes nas disciplinas previstas no currículo de seu curso (Fonte: regulamento dos cursos de graduação da UFF).

1.1 Alunos ingressantes

O procedimento para inscrição em disciplinas e o prazo é divulgado pela COSEAC, em seu site. 

Prazo: definido no calendário acadêmico; ( Consultar o manual de procedimentos – item 13)

Procedimento: os alunos devem solicitar a inscrição em disciplinas no SolicitaUFF. Os ingressantes não indicam as disciplinas que querem cursar. No primeiro semestre do curso todos os alunos são inscritos pela coordenação nas 5 disciplinas obrigatórias. 

Alunos de reingresso, rematrícula, mudança de localidade, ou que por algum motivo já tenham cursado disciplinas equivalentes a alguma das cinco disciplinas obrigatórias do primeiro semestre, devem solicitar a dispensa ou aproveitamento de disciplinas, conforme o caso (Consultar o manual de procedimentos – item 2).

1.2 Alunos regulares

No período definido em Calendário Acadêmico, o aluno realiza a sua inscrição via IDUFF. 


1. Passo a passo

Acessar o portal https://app.uff.br/graduacao/inscricaoonline/ do IDUFF com CPF e senha;

2. Como saber em que disciplinas o aluno deve se inscrever?

Todos os estudantes devem ter o seu fluxograma preenchido de acordo com as disciplinas que constam no histórico escolar. Assim é possível observar o que ele já cursou e as disciplinas ainda pendentes. As orientações sobre como preencher o fluxograma estão disponíveis no site da graduação.( Consultar o manual de procedimentos – item 6)

 No sistema de inscrição constarão todas as disciplinas que possuem vagas disponíveis para o curso de história (inclusive eletivas). Caso uma disciplina não apareça para o aluno as possíveis causas são: aluno já cursou disciplina equivalente; aluno está vinculado ao currículo antigo e a disciplina pertence apenas ao currículo novo; disciplina eletiva que não possui vaga disponível para o curso de história; erro no sistema de inscrição. Neste último caso, o aluno deve entrar em contato com o STI (atendimento@id.uff.br) para solicitar a correção.

3. Para se inscrever em disciplina eletiva que não possui vaga para o curso de História

O estudante deve fazer o pedido de inscrição no período de ajustes (consultar calendário acadêmico) via SolicitaUFF.

4. Inscrição em projeto de monografia e monografia

O aluno deve ter a concordância do orientador para realizar a inscrição.

Caso já possua, pode realizar a inscrição online na turma do professor e somente no período de ajustes, deve enviar o termo de concordância assinado pelo orientador para o e-mail da coordenação de curso (ggh.iht@id.uff.br).

Também é possível realizar a inscrição no período de ajustes, para isso basta enviar o termo de concordância assinado para o e-mail da coordenação. O termo de concordância para orientação de projeto de monografia e monografia estão disponíveis no site: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/ (itens 7 e 8). Atenção! Há um termo para projeto e outro para monografia.

5. Critérios de prioridade de inscrição

Em geral são três dias de inscrição online, neste período todos os alunos podem se candidatar às disciplinas. Ao final, o sistema processa automaticamente as solicitações de acordo com as vagas. Caso haja mais candidatos do que vagas disponíveis, os critérios de prioridade são, nesta ordem: turno, carga horária e CR. Ou seja, os alunos podem se candidatar em disciplinas que não pertencem ao seu turno ou período, mas não possuem prioridade na distribuição de vagas.

6. O estudante ficou excedente em uma disciplina

Os alunos que ficarem excedentes nas disciplinas podem solicitar inscrição no período de ajustes. Caso haja vagas disponíveis a inscrição pode ser realizada, porém os critérios de prioridade são os mesmos. Alunos excedentes que não solicitarem inscrição no período de ajustes não serão inscritos, mesmo que haja liberação de vaga.

7. Inscrições que não podem ser realizadas

os alunos não podem cursar mais de uma Pesquisa e Prática de Ensino (PPE) simultaneamente, assim como não podem cursar projeto de monografia e monografia simultaneamente. Apenas o colegiado pode autorizar que isso ocorra em casos excepcionais, discutidos antes do período de inscrição online. Os alunos que por algum motivo não tiverem a inscrição barrada pelo sistema acadêmico, terão a inscrição bloqueada pela coordenação no período de homologação das inscrições.

8. Resultado da inscrição online

O plano de estudos fica disponível no prazo definido pelo calendário acadêmico como “Resultado da inscrição online”. Antes disso podem haver alterações devido ao processamento de vagas feito automaticamente pelo sistema acadêmico ou pela homologação dos planos de estudos feita pela coordenação de curso.

9. Caso o aluno perca o prazo da inscrição online

É possível solicitar a inscrição no período de ajustes via SolicitaUFF.


Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes

Skip to content