Orientações para ingressantes

Primeiramente, seja muito bem-vindo à Universidade Federal Fluminense!

A Secretaria do Instituto de História fica localizada na sala 501 do bloco O (Campus Gragoatá / Niterói). Horário de funcionamento: Segunda a Quinta: 9h as 19h / Sexta: 9h as 17h

A coordenação fica localizada na sala 507 do bloco O (Campus Gragoatá / Niterói). Os coordenadores de História são: Janaína Cordeiro ( bacharelado) e Leonardo Marques ( licenciatura).

– Ingressantes que nunca tiveram vínculo com a UFF

Os ingressantes que nunca tiveram vínculo com a UFF deverão realizar o procedimento para criação da senha no Portal do Sistema Acadêmico da UFF, acessando https://app.uff.br/portal. Para isso, clicar em Ativar Conta e digitar o CPF. Dentro do portal, acessar o link Sistema Acadêmico IdUFF – app.uff.br/iduff – na parte inferior esquerda. No IdUFF, o estudante encontrará o número de matrícula.

Acesse aqui a instrução completa para a ativação da conta e recuperação de senha.

– Ingressantes que possuem matrícula ativa em curso de graduação em instituição pública

Os ingressantes que possuem outra matrícula ativa em curso de graduação em instituição pública deverão solicitar o cancelamento desta matrícula, pois é proibido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, segundo a Lei nº 12.089. Para isso, há dois caminhos:

• Estudantes de curso de graduação presencial da UFF deverão solicitar o cancelamento por meio do SEI realizando os procedimentos indicados no link para que o número de matrícula no novo curso possa ser gerado no Sistema Acadêmico.

• Estudantes de curso de graduação EAD da UFF/CEDERJ deverão solicitar o cancelamento da matrícula, realizando os procedimentos indicados na Plataforma CEDERJ, para que o número de matrícula no novo curso possa ser gerado no Sistema Acadêmico.

Depois de efetivado o cancelamento, a UFF gerará o novo número de matrícula e o ingressante poderá acessá-lo no Sistema Acadêmico.

Inscrição em disciplinas pelo Sistema Acadêmico – Solicita UFF

Os candidatos ingressantes precisam acompanhar e ler com atenção a página do respectivo processo seletivo no Portal da COSEAC – https://portal.coseac.uff.br/graduacao/, para obter as informações e não perder nada! A matrícula/solicitação de inscrição em disciplinas por ingressantes oriundos de processos seletivos deverá ser realizada no Sistema Acadêmico – Matrícula, conforme instruções disponibilizadas na página dos respectivos processos seletivos e chamada em questão.

 Caso você seja ingressante, confira as orientações específicas contidas no Edital de ingresso.

 O estudante que ingressar na UFF e não efetuar a sua inscrição em disciplinas/atividades no período imediatamente subsequente ao seu ingresso terá sua matrícula cancelada. Verifique no Calendário Escolar do ano vigente o período de inscrição em disciplinas.

 As solicitações de inscrição em disciplinas são verificadas pelas coordenações de Curso no Sistema Acadêmico, nos períodos indicados nos Calendário Escolar e Administrativo da UFF, conforme procedimentos específicos para a conformação dos planos de estudos dos estudantes.

Quem não conseguir acessar o Sistema de Solicitações (SolicitaUff) deverá entrar em contato com a Central de Atendimento (atendimento@id.uff.br).

Os ingressantes são inscritos nas 5 disciplinas obrigatórias do primeiro período, no turno de ingresso, elas são: História Medieval, História Antiga, Introdução aos estudos históricos, Antropologia e Sociologia.

Alunos oriundos de outras Instituições de Ensino Superior (IES)  podem solicitar a dispensa de disciplinas conforme as orientações disponíveis aqui: http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas.

Alunos que já cursaram disciplinas na UFF e desejam solicitar aproveitamento de disciplinas podem solicitar a correspondência de disciplinas conforme as orientações disponíveis aqui: https://www.uff.br/?q=processo/correspondencia-entre-disciplinas.

Sobre o plano de estudos:

O plano de estudos fica disponível para consulta no IDUFF.

É possível solicitar alterações no plano de estudos (cancelamento ou inclusão de disciplinas) no período de ajustes conforme o calendário escolar disponível no site da UFF: https://www.uff.br/?q=calendarios

As orientações do período de ajustes são publicadas no site da graduação de História todo inicio de semestre. Pagina inicial do site: http: graduacaohistoria.sites.uff.br

Orientações para acesso ao sistema acadêmico (IDUFF):

O portal IdUFF vai te acompanhar do início ao fim da faculdade. É nele que você terá acesso aos principais sistemas da universidade. Confira aqui o passo a passo!

  1. Acesse o Portal: https://app.uff.br/portal/
  2. Clique em ativar conta ou recuperar senha
  3. Informe o seu CPF no local indicado e prossiga.

A ativação da conta no Sistema Acadêmico possibilitará, ainda, o acesso às suas informações de registro acadêmico, a realização da inscrição online em disciplinas e a geração de declarações de vínculo e de histórico escolar parcial.

CRIAÇÃO DO UFFmail  (e-mail institucional)  

Que tal ter um e-mail institucional? E se vier junto com um Drive que permite a criação de documentos, planilhas, formulários etc? Tudo online, seguro em um ambiente exclusivo para a comunidade UFF. Este é o UFFMail. Essa é mais uma oportunidade para receber os comunicados oficiais da universidade, inclusive o informativo eletrônico direcionado só para estudantes, o Se Liga na UFF. Saiba como criar:

  1. Acesse o Portal: https://app.uff.br/portal/ e insira o seu login e senha
  2. Procure o link “criar UFFmail” e aceite os termos de uso
  3. Escolha uma das opções de login oferecidas e clique em salvar

*O acesso é feito pela página do gmail e a senha para login será a mesma utilizada no Portal idUFF. Caso tenha dificuldade na criação do UFFMail, entre em contato com atendimento@id.uff.br

O e-mail @id.uff.br é FUNDAMENTAL pois é a ferramenta oficial de contato com vocês. Por favor, atualizem os dados no Sistema Acadêmico com o novo e-mail criado e mantenham-se, sempre que possível, atentos às mensagens.

Informações importantes: 

1) A coordenação do curso de História em Niterói tem como canal principal de informação o nosso site: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/

Nele é possível encontrar orientações sobre procedimentos, horário das disciplinas e documentos do curso.

2) Recomendamos a todos os estudantes que consultem o nosso Manual de procedimentos básicos com dúvidas frequentes sobre o curso: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/2022/03/18/manual-de-procedimentos-secretaria-da-graduacao-em-historia-licenciatura-e-bacharelado/

3) São vedados os trancamentos de matrícula por estudantes ingressantes, de acordo com o § 5º do art. 58 do Regulamento dos Cursos de Graduação vigente – Resolução CEPEx nº 001/2015, salvo as situações de trancamento excepcional por motivo de saúde. 

4) Recomendamos a leitura de 2 importantes documentos: o regulamento de cursos da UFF e o Projeto Político Pedagógico do nosso curso, disponíveis aqui: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/normas-e-documentos/

Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes