Período de ajustes (estudantes do curso de História- Niterói) – 2023/1

O que é o período de ajustes?

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF (p. 7, disponível aqui), o período de ajustes é: “Período previsto no Calendário Administrativo de Atividades Acadêmicas destinado às alterações acadêmicos-administrativas no Plano de Estudos do aluno, o qual compreende duas fases: o Período de Solicitação de Alterações e o Período de Processamento Administrativo”.

Como será em 2023.1?

Os alunos devem realizar as solicitações pelo sistema SolicitaUFF no prazo estabelecido pelo calendário oficial da UFF (03/04/2023 a 17/04/2023).

Após a solicitação, a coordenação fará o processamento das solicitações de acordo com os critérios de prioridade (turno, carga horária e CR, nesta ordem).

Não faremos confirmações de pedidos do sistema por e-mail ou presencialmente, todos devem acompanhar seus planos de estudos para confirmar se as solicitações foram ou não deferidas. Também é possível acompanhar pelo SolicitaUFF, já que os pedidos ficam com o registro da sua situação (Aguardando análise, em análise, deferido ou indeferido). As solicitações indeferidas no SolicitaUFF possuem o registro do motivo pelo qual foram negadas.

Como será o processamento?

Todos os pedidos da primeira semana (03/04 a 07/04) serão processados no dia 10/04 (segunda-feira). Ou seja, somente a partir dessa data os alunos que foram contemplados em seus pedidos terão as alterações realizadas. Não serão respondidos e-mails cobrando as inclusões de disciplinas solicitadas na primeira semana.

Caso não tenha sido possível contemplar um pedido, na segunda semana (10/04 a 17/04)  os alunos que desejarem realizar ajustes devem solicitar novamente pelo SolicitaUFF. O processamento das solicitações na segunda semana é realizado diariamente, a partir de terça  (11/04), após o processamento da primeira semana.

OBS: Os pedidos que chegarem no sábado e domingo (08/04 e 09/04) serão processados juntamente com os da segunda semana, ou seja, a partir do dia 11/04.

Disciplinas Externas/Eletivas (outros departamentos, optativa de ênfase da educação)

A solicitação também deve ser realizada no SolicitaUFF. Nós reuniremos  e faremos os pedidos de vagas para os departamentos responsáveis. Os alunos do curso de história não precisam entrar em contato com os departamentos pedindo vaga, a coordenação fará a solicitação.

O retorno em relação a essas disciplinas depende do retorno dos departamentos responsáveis e da disponibilidade de vagas. Iniciaremos o processamento dessas disciplinas assim que for possível, prevemos que, caso a demanda seja similar a do semestre passado, isso ocorrerá a partir da segunda semana.

Não receberemos formulários de solicitação de inscrição por e-mail. Os pedidos deverão ser enviados exclusivamente pelo SolicitaUFF!

O que pode ser feito no período de ajustes?

Os alunos podem solicitar o cancelamento (sem limites) ou a inclusão de disciplinas (com limite de solicitações na primeira semana de 3 disciplinas para inscritos, 6 disciplinas para quem não fez a inscrição online). O cancelamento será feito diariamente, mas a inclusão será processada em blocos (semanal na primeira semana ou diariamente na segunda semana).

Reforçando: todos os pedidos de inclusões da primeira semana (03/04/2023 a 07/04/2023) serão processados juntos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Iduff (turno, carga horária e CR), por isso, as inclusões de todos os pedidos da primeira semana só estarão disponíveis a partir do dia 10/04.

Recomendamos que confiram as vagas disponíveis nas disciplinas aqui. No Quadro de Horários é possível consultar as informações (inclusive vagas) de todas as disciplinas da UFF. Não faremos a consulta para os alunos ou divulgação de disciplinas com vagas disponíveis, uma vez que essa é uma informação pública.

Mudança de turma/turno

No nosso curso não são aceitas mudanças de turma ou turno.

Ex: ´´Mudar da turma História do Brasil 1 ( A1) para a turma História do Brasil 1 (N1)”.

Os alunos devem cancelar sua inscrição e solicitar nova vaga (incluída no limite informado). Os cancelamentos serão realizados, mas as inclusões dependerão da disponibilidade de vagas na outra turma.

Os pedidos de mudança de turma no SolicitaUFF serão indeferidos.

Inscrição em projeto de monografia e monografia

Os alunos que já realizaram a inscrição em projeto de monografia e monografia no período de inscrição online devem enviar o formulário de orientação assinado para o e-mail ggh.iht@id.uff.br no período de ajustes.

Os alunos que ainda não realizaram a inscrição, devem solicitar a inscrição enviando o formulário assinado para o e-mail da coordenação (ggh.iht@id.uff.br) no período de ajustes.

Atenção! Há um formulário para projeto de monografia e outro para monografia, disponíveis aqui: http://graduacaohistoria.sites.uff.br/formularios/.  Não serão aceitos formulários trocados.

Os pedidos de inscrição em projeto e monografia no SolicitaUFF serão indeferidos.

Atenção:

• Só processaremos pedidos feitos A PARTIR DE 03/04, de acordo com o calendário da UFF. Os pedidos de inclusão ou cancelamento realizados antes dessa data serão indeferidos no Solicita UFF.
  • Na primeira semana há o limite de 3 inclusões por aluno já inscrito e 6 para alunos que não fizeram a inscrição online;
  • Projeto de Monografia e Monografia só serão incluídos com o envio do termo assinado pelo aluno e pelo orientador para ggh.iht@id.uff.br;
  • Não são aceitas mudanças de turma. Os alunos devem cancelar sua inscrição e solicitar nova vaga (incluída no limite informado).
  • NÃO FAREMOS CONFIRMAÇÃO DE PEDIDOS DO SISTEMA POR E-MAIL.
  • NÃO SERÃO ACEITOS/RESPONDIDOS PEDIDOS DE INCLUSÃO E CANCELAMENTOS DO GHT POR E-MAIL (ALÉM DOS CASOS ESPECIFICADOS NESTE DOCUMENTO).