Orientações sobre o Enade das licenciaturas 2024

Postado por Coordenação do Curso de Graduação em História em 14/ago/2024 - Sem Comentários

Em 2024, o nosso curso de História (Licenciatura)  foi selecionado para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Reunimos aqui algumas orientações sobre o exame, mas é indispensável a leitura das orientações completas disponíveis no edital anexado ao final desta página.

Todos os prazos e datas estão disponíveis no cronograma que consta no edital.

O que é o ENADE e qual é o seu objetivo?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O resultado do ENADE classifica a Instituição de Ensino a partir da prova aplicada ao estudante. Portanto, não é um processo de avaliação do aluno individualmente considerado, mas sim dos cursos de graduação através da aferição das competências adquiridas pelos estudantes. É referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento dos cursos.

Além disso, a sociedade e o mercado profissional espelham nele a qualidade das Instituições de Ensino e seus cursos ao promover suas opções de escolha e seleção profissional.

Nesta edição, o Exame, intitulado Enade das Licenciaturas, apresentará algumas mudanças na estrutura da prova, que, além de priorizar a área pedagógica, contará com um maior número de questões.
As provas serão compostas por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada Área de Avaliação das Licenciaturas. A parte de Formação Geral Docente, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 27 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso. Já a  parte de Componente Específico de cada Área de Avaliação das Licenciaturas terá 37 questões, sendo uma discursiva e 36 de múltipla escolha.
O Exame contará não só com um novo modelo de itens, mas com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Assim, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada um. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

Questionário do estudante

Todos os concluintes inscritos deverão, além de realizar a prova, responder ao Questionário do Estudante, mesmo que sejam posteriormente dispensados.

Após o encerramento do período para preenchimento do Questionário do Estudante, o Inep disponibilizará acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição aos estudantes habilitados para a AT devidamente inscritos que realizaram o preenchimento do Questionário, conforme o item 1.2 do Edital.

Os estudantes inscritos para a AT na condição de ingressantes estão dispensados do preenchimento do Questionário do Estudante.

O questionário que tem como objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no exame e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação. Tanto a presença na prova quanto o questionário são itens obrigatórios para colação de grau dos estudantes concluintes habilitados. (texto retirado de https://www.uff.br/?q=informes/graduacao/enade-2024-divulgado-o-edital, acesso em 12/08/2024)

O ENADE é obrigatório?

Sim! O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação. São condições indispensáveis para a colação de grau, o registro de participação ou dispensa justificada. Ou seja, o aluno que não realizar a prova e o preenchimento do questionário, ficará em condição irregular e não poderá colar grau e ter seu diploma emitido.

Quem deve ser inscrito no ENADE 2024?

São inscritos os ingressantes e concluintes do curso. Sendo que:

Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2024, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade das Licenciaturas;

Concluintes de cursos de licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela Instituição de Ensino Superior e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade das Licenciaturas; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025 (concluintes de 2024.2 e 2025.1).

ATENÇÃO CONCLUINTES 2024.1!

Os concluintes de 2024.1 estão dispensados da realização do ENADE. Se for o seu caso, é imprescindível a comunicação dessa condição para a Coordenação tempestivamente, caso contrário, será feita a sua inscrição para a realização do ENADE 2024
e a sua conclusão só poderá se dar após a realização do exame.

Atenção ingressantes!

Os ingressantes devem ser inscritos no ENADE, mas são dispensados da realização do Exame. Ou seja, não é necessário que vocês tomem qualquer ação. A inscrição é realizada pelos coordenadores de curso e vocês NÃO realizam a prova.

Como será feita a seleção dos estudantes concluintes do curso de História a serem inscritos no ENADE 2024?

Todos os estudantes que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do curso serão inscritos conforme determinação do edital, EXCETO os concluintes de 2024.1 que tiverem informado essa condição à coordenação. 

Os estudantes que possuem menos de 80% da carga horária integralizada, mas que têm a possibilidade de colar grau até o final de 2025.1 também deverão ser inscritos. Caso você se encaixe nos critérios e não esteja inscrito, ENTRE EM CONTATO com a coordenação até 20 de agosto de 2024 através do email: ggh.iht@id.uff.br. Estabelecemos este prazo internamente para que haja tempo hábil para retificação das inscrições que se encerra em 31 de agosto.

Alunos com situação irregular junto ao ENADE não poderão realizar colação de grau.

CADASTRO NO SISTEMA ENADE

Antes de preencher o cadastro, o estudante deverá criar senha de acesso para o Sistema Enade no Portal Gov.br, no endereço <sso.acesso.gov.br>, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Ela será solicitada para:

a) confirmar ciência e aceitação das condições e regras estabelecidas no Edital;

b) preencher o cadastro;

c) solicitar atendimento especializado para a prova, quando necessário;

d) solicitar tratamento pelo nome social, quando necessário;

e) alterar dados cadastrais, durante o período de cadastro, conforme item 1.2 deste Edital;

f) acompanhar a situação de sua inscrição;

g) preencher o Questionário do Estudante;

h) consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição;

i) solicitar dispensa da prova, se necessário;

j) realizar a AP;

k) acessar o Boletim de Desempenho Individual.

Legislação pertinente ao ENADE:

Edital que regulamenta o ENADE 2024 

Portaria que institui o ENADE das Licenciaturas 2024 

Portaria que dispõe sobre o ENADE das Licenciaturas 2024 

Portaria que regulamenta os procedimentos de avaliação da educação superior pelo INEP 

Lei que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Orientações para Ingressantes

Como preencher o Fluxograma?

Dúvidas frequentes

Skip to content